logo RCN

Encontro de Escolas com Ensino de Alemão no Brasil movimentou Joinville esta semana

Com quase 50 participantes, evento teve o objetivo de compartilhar experiências entre unidades escolares parceiras.
Representantes de 17 instituições brasileiras estiveram nesta quinta (11) e sexta-feira (12) em Joinville debatendo sobre o ensino da língua alemã que tem importante papel na educação e formação dos estudantes. Este encontro, promovido pela Organização de Escolas Brasileiras com Ensino de Alemão (OEBEA), reuniu um total de 49 lideranças de diversos Estados brasileiros e parceiros alemães.

“Através deste grupo, podemos nos organizar mais, compartilhar mais e trocar mais experiências entre as escolas”, salienta a integrante da OEBEA, Graciela Alvarez Sielaff. Ela acrescenta dizendo que a entidade nasceu em 2019 e, desde então, já aconteceram dois grandes encontros presenciais e, devido à pandemia, outros dois encontros virtuais.(Thiago Dias)

O evento, que aconteceu no auditório do Colégio Bonja, teve como foco a discussão sobre a formação de professores e conceitos internos de formação continuada de alemão como língua adicional. A intenção foi estreitar ainda mais a parceria entre as instituições a fim de fomentar o ensino e a aprendizagem do idioma.

O diretor-geral do grupo Bom Jesus Ielusc, professor Sílvio Iung, destaca que esta é uma ótima oportunidade para aprender e possamos construir junto a esta iniciativa. “Vale ressaltar que nós e a unidade de Pomerode somos as únicas que oferecem Certificação DSD em Santa Catarina”, comenta ele.

Durante o evento, aconteceram palestras, apresentação de trabalhos, debates e visitas às dependências da maior unidade escolar da região de Joinville. A programação também contemplou uma discussão sobre a formação de professores e conceitos internos de formação continuada de alemão como língua adicional.

Na opinião do diretor do colégio Benjamin Constant, em São Paulo, Eduardo Alcober, é um grande desafio a formação continuada dos professores de alemão para a manter a qualidade e obter bons resultados. “Estes encontros focam em discutir alternativas para captar professores qualificados para nossas escolas, além da troca de experiências. Todos aqui estão com o mesmo objetivo, que é a educação”, salienta o diretor.

Entre as escolas participantes estavam: Colégio Cruzeiro Unidade Centro e Jacarepaguá, no Rio de Janeiro (RJ); Colégio Farroupilha, em Porto Alegre (RS); Colégio Sinodal - Unidade São Leopoldo (RS) e Unidade Prado, em Gravataí (RS); Escola Alemã Curitiba, de Curitiba (PR); Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD/RJ); Colégio Imperatriz Leopoldina, de São Paulo (SP), entre outros.​

SP terá 1º torneio de catar lixo por prêmio de R$ 5 mil e viagem ao Japão Anterior

SP terá 1º torneio de catar lixo por prêmio de R$ 5 mil e viagem ao Japão

UTIs cheias, SC tem aumento de 56% nos casos graves de gripe Próximo

UTIs cheias, SC tem aumento de 56% nos casos graves de gripe

Deixe seu comentário